terça-feira, 11 de setembro de 2007

VMA


Comentei a pouco no grupo do TeleSéries que se pudesse eu dava um tiro em Justin Timberlake e nessa corjada de astros do Hip Hop, e se vocês me perguntarem o porque, a resposta é simples, eles estão assassinando a música.

Ok, admito, existem ótimas músicas de Hip Hop, where’s the love do Black Eyed Peas e outras do grupo, inúmeras do Eminem, In da Club e cia de 50 cent, wonderfull de Ja Rule, e praticamente todas de Laurin Hill e Fu Gees, entre outras.

Lógico que algumas músicas citadas acima e a maioria das músicas tocadas na atualidade podem ser consideradas boas, pelo menos na minha humilde opinião, por causa do ritmo e batida da mesma. Porque infelizmente as letras não acrescentam em nada, e infelizmente mostra uma faceta dos negros que não deveria ter tanta exposição, não depois de tanta lutas para conseguir o seu lugar ao sol. O universo feminino parece está indo para a mesma direção, mas estes assuntos são para outro texto.

Falando precisamente do VMA, o que está acontecendo? Acredito que essa seja a maior premiação da música americana, ou então a mais popular. Mas mesmo que não seja, tenho notado que o Grammy também tem andado para esse mesmo caminho. Talvez este universo do Hip Hop seja o futuro da música pop, e o pop sempre existiu roubando os holofotes de todos os outros. Mas de fato, e falo sem estudo algum no caso, em outras épocas havia ícones, como Michael Jackson, Madonna, e hoje qualquer cantor que faça uma batida grudenta e uma letra vulgar acaba ganhando status de Pop Star.

E na mesma hora em que passava o VMA, no canal 21 da SKY, MTVHITS, passava o show de Pearl Jam no VMA de 1992, tocando Jermy. E sim, pode ser meu lado roqueiro falando, mas isso sim era música, isso sim merece receber prêmios e holofotes.

E a música não morreu, pra falar a verdade ela está bem viva. Temos Artistas novos como Snow Patroll, Athlete, Regina Spektor, Queen of Stone Age, entre inúmeros outros fazendo músicas de qualidade, e merecendo ter o devido destaque. Então, porque eles passam praticamente despercebidos e somente os mais atenados acabam descobrindo eles?

Aqui vai uma especulação, mas talvez o Hip Hop represente o mundo atual. O cantor A que teve dificuldades na vida, ganhou fama e respeito através da música e que quer apenas aproveitar isso tudo que tem ganho fazendo músicas, sexo e mostrando quem é que manda. Trazendo para a minha realidade, ao meu redor também é assim, vejo inúmeras pessoas que estão passando por dificuldades, que querem ser importantes, e estão procurando valores? Que nada, isso está fora de moda, o que importa é chegar para os amigos e falar que fez e aconteceu. E dinheiro, fama, isso tudo é poder, isso tudo é status. Por muito tempo eu quis isso pra mim, até hoje me pego tendo esses pensamentos, a sociedade está mudada e pensar diferente é o mesmo que ser colocado de lado. Agora pensem com calma, o Hip Hop não tem representado isso tudo? Pelo pra mim, esse é o único motivo que vejo para eles estarem tão “em cima” e os verdadeiros artistas estarem “tão em baixo”.

Houve um momento ontem na premiação em que o prêmio ia ser entregue para a pessoa mais ocupada do mundo da música, aquela pessoa que faz inúmeras coisas ao mesmo tempo, e quando Justin Timberlake desbancou Bono Vox, eu realmente temi pelo futuro que está vindo. Ganhou a pessoa que é cantor, ator, dançarino e estilista, da pessoa que é cantor, escritor, editor de revista, e principalmente ativista. Esse é o legado que a mídia quase que mundial está tentando nos vender, pior, nos dá de graça, e sem saber, estamos quase todos aceitando, sem ao menos questionar.

Para não dizer que da MTV e de suas filias só tem saído asneiras, encerro com a celebre frase utilizada pela MTV Brasileira durante um tempo e que mais do que nunca pode ser a salvação de inúmeras gerações: Desligue a TV e vá ler um livro.

Nenhum comentário: