segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Analisando Pilotos: Californication



Californication

Quando terminei de assistir o piloto, deu um estalo no meu cérebro e eu fiquei me questionando, essa série é comédia? Eu até admito que não sou muito entendido nesse lance de humor negro, mas já assisti algumas coisas, principalmente em filmes, que me faz ter uma certa noção do que esse rótulo significa, e em nenhum momento Californication me pareceu comédia ou qualquer subgênero do mesmo, nem tão pouco um dramédia. Então só sobrou o drama, e nesse aspecto a série se desenvolve bem, seria até bem mais aceito se tivessem vendido a série como um drama de meia hora. Mas a questão principal nem é isso tudo que falei acima, e sim se a série vale a pena ou não.

Vou ser honesto, eu gostei do episódio. Fiquei até com vontade de acompanhar a série, tanto que já baixei o segundo episódio e logo logo vou baixar o terceiro, porém uma pergunta ficou ecoando na minha cabeça. Pra que essa série foi feita?

Sério mesmo, parece que quero ser polêmico, mas na verdade eu vi foi a série tentando ser polêmica sem um objetivo claro, pelo menos pra mim. Nip Tuck, por exemplo, quando começou havia muita polêmica em torno dela, mas havia um sentido naquilo. Mostrava o quanto o ser humano pode ser doentio e fodido. Já em Californication eu vi um homem perdido na vida, com um dom que muitos desejam e poucos tem. Porém esse dom está bloqueado e ele está em autodestruição, e a vida ao seu redor parece continuar andando, mas o que ele percebe no final, é que todos que pensam que estão com suas vidas encaminhadas na verdade vão precisar dele para colocar as coisas no eixo.

“uau” eu gostei muito dessa analise da série, mas porque senti que a série pode ir para o caminho de querer mostrar sexo e traições, e isso se não for bem feito pode ser muito desagradável. Pego como exemplo agora o filme instinto selvagem 1 e 2. O primeiro é um clássico, todos os elementos polêmicos estão lá e ele possui um enredo que prende a pessoa, e olha que se eu fizer uma análise rápida do filme, não será tão boa como a análise que fiz de Californication acima. Mas ai assistimos o segundo filme, e o que percebemos é justamente o que eu tenho medo. Ao tentar querer ser novamente polêmico, o filme se preocupou com o sexo e as traições e esqueceu de todo o resto, e o resultado disso ficou bem claro né?

Foi só o primeiro episódio. Eu recentemente tive a asneira de comentar com Cavalcas que não iria assistir sopranos porque vi o primeiro episódio e cochilei, e se isso aconteceu foi porque eu não gostei do piloto. E ele emblemático como sempre disse algo do tipo “e você vai analisar a série apenas pelo piloto?” e recordando eu percebi que não gostei de pilotos como de Veronica Mars, Tru Calling, Friends. Até a minissérie de Battlestar Galactica tive que assistir duas vezes, porque da vez que estava passando na universal eu simplesmente achei cansativo, e hoje quando recomendo a série peço a pessoa para assistir até o décimo episódio da primeira temporada para depois ter uma opinião se deve continuar ou não assistindo a série. Ou seja, é muito cedo pra falar Se californication será boa ou não. E ela tem um ponto a favor. A Showtime está crescendo no conceito dos críticos e realmente tem feito boas séries. Resta saber se Californication está mais para Dirty ou para Dexter.

Nenhum comentário: