sábado, 17 de março de 2007

Sideways - entre umas e outras



Por favor, vocês já assistiram a esse filme?? Caso tenham coçado a cabeça quando viu a capa dele na locadora e tenham pensado "deve ser paradão", por favor, mas por favor mesmo, revejam seus conceitos.

Ok, eu admito, Sideways não é um filme para todos os gostos, quem estiver esperando Rambo4 sair, contando nos dedos, provavelmente não vai gostar desse filme ou é muito Eclético.

Sideways mexeu comigo porque vi uma pessoa (Paul Giamatti) tão perdida quanto eu me sentia há alguns dias atrás. O filme é bom porque eu vi que a vida é feita de segundas chances e que talvez tenhamos um dom, mas isso não quer dizer que vamos fazer sucesso com ele, na verdade, o sucesso é feito quando a pessoa certa entende o que você esta fazendo.

Alem disso, percebemos que a vida às vezes não sai como planejamos, mas ao contrario de "a felicidade não se compra", aqui o personagem de Miles Raymond (Giamatti) é culpado pela própria tristeza, porque ele, assim como muitos, se faz de vitima, deixou a vida passar sem se focar no que realmente queria. Tudo bem, eu sei, é muito difícil viver, realizar os sonhos. mas é mais fácil se acomodar, reclamar, chorar. E o triste do filme é esse, a maioria de nós fomos ou somos assim.

Temos também Thomas Haden Church( jack). Tenho que admitir que a história dele me lembrou algumas pessoas que eu conheço, e me fez ver, que mesmo que uma pessoa possa ser infantil, irresponsável ou inconseqüente, mesmo assim, ela tem suas qualidades e o mais engraçado do filme é esse, Jack estava pra casar, e no filme todo pensamos que Miles era o personagem sem rumo, mas é Jack o personagem mais perdido do filme, simplesmente porque vive sem um objetivo. Simplesmente, porque ele não se importar mais com seus sonhos. Vivendo por viver.

No núcleo feminino temos Sandra OH e Virginia Madsen, a primeira mostrou uma sensualidade que faz falta em Greys Anatomy e a personagem dela é muito carismática. Outro ponto positivo do filme, os roteiristas Alexander Payne e Jim Taylor( baseado em livro de Rex Pickett ) podiam ter utilizado clichês para compor personagens, mas Stephanie(Oh) que poderia ser apenas uma garota fácil, mostra se uma mulher frágil, carente, como tantas outras que existem por ai.

E Maya (Virginia) é a mulher que muitos precisam encontrar, aquela que você não fala muito e mesmo assim ela entende tudo que você quer dizer, aquela que com um sorriso mostra que das dores que ela teve nasceu uma linda esperança. Sim, acreditem, vocês ficarão encantados com o sorriso dela e com todo o charme, maturidade e sexualidade que ela apresenta sempre que esta em cena.

Sideways serve como exemplo de que o hoje importa e que devemos correr, realmente correr atrás do que queremos, porque teremos varias chances na vida, mas apenas quando nos dedicarmos a elas, nossa vida fará sentido. Pensem nisso.

Um comentário:

Juliano Cavalca disse...

Muito legal. Parabéns pelo blog novo!