domingo, 18 de março de 2007

Seção: Recordar é viver





Se eu pudesse resumir Dawson´s Creek em uma palavra, ela seria Teen. Sim, mesmo com tantas criticas a respeito dos diálogos da serie, do grau da responsabilidades dos personagens, no final Dawson´s era teen porque mostrava como poucas series como queríamos ser.

Foram seis temporadas sobre descobrimento do amor, sobre lidar com o amor, sobre amadurecimento, responsabilidade e sonhos. Pelo que li a respeito, era uma serie querida por publico e critica. Nós sabemos como é difícil acontecer isso.

Os personagens são os eternos Dawson Leery, Joey Potter, Jen Lindley, Pacey Witter, Jack MacPhee e porque não Andie Macphee e Audrey(sinto muito, mas não recordo do sobrenome dela).

Uma das coisas que mais gosto em relação aos personagens é como eles tinham publico, todos eles, eu mesmo tinha minha lista de preferência, Pacey, Joey, Dawson, Jack. Gostei muito de algumas historias com esses quatros, mas em comunidades do orkut, em fóruns sobre a serie é comum ler que a Jen, a Audrey e o Jack eram os injustiçados da serie, que a Andie não deveria sair e foi errado o rumo que a personagem ganhou na terceira temporada. Engraçado que se fossemos pegar as criticas sobre Dawson´s faríamos temporadas bastante diferentes das que vimos da terceira em diante, mas mesmo com essas criticas amamos essas temporadas.

Eu, particularmente, tenho a minha ressalva com a quinta temporada, achei que foi a que menos acrescentou alguma coisa para a serie e para mim, mas mesmo assim, houve momentos de identificação, teve momentos em que vi como era ser jovem. Outra qualidade de Dawson´s Creek era essa, podíamos nos identificar com todos os personagens em alguns momentos, mesmo que eles sejam diferentes de nós, eles passavam por situações que já passamos e mostrava todo o sofrimento e alegria que sentimos em tais momentos. Houve episódios que chegavam a ser sublimes, como uma tapa na cara ou um grito de acordar, Dawson´s era mais do que entretenimento, às vezes nos mostrava como deveríamos ser e agir. Uma pena que as outras series teens que vieram depois deles não pegaram essa essência, pois foi justamente isso que tornou a serie especial.
OBS: Quem quiser ver a coluna completa sobre Dawson´s, com analises das temporadas, basta me mandar um email pedindo.

2 comentários:

Anônimo disse...

oiee
vc sabe q curto dawsons mas nao sou fã como os fãs da série. acho boa, mas não passa disso..

porem concordo, audrey, jen e jack foram os mais injustiçados. pequenas histórias, curtas, poucas, enfim eu assistia os episodios esperando as cenas deles, o desenrolar das historias deles, porem o chato era o desprazer de ter que aguentar a maior parte das cenas com joey e o malawson.

mas o final foi justo, pq jen e jack roubaram as cenas, tiveram todo o destaque q faltou ser dado a eles durante toda serie. interessante q mesmo com historias menores, eles se destacaram pois sao os que mais queriamos ver.

audrey foi outra enorme injustiça. virar uma bebada na temp 6? poxa, pra que isso e nao aparecer no final foi injusto. audrey trouxe alegria a serie, leveza, juventude e uma certa normalidade, deixou os jovens mais jovens, menos adultos. os jovens eram jovens e nao como os demais personagens em corpos de 16, 17 anos e agindo como se tivessem 30 anos, extremamente cultos, etc..

enfim dawsons teve jack, jen e audrey, isso ja me valeu a pena. mesmo nao gostando da joey, a temporada 6, do ep 18 ou 19 em diante teve finais belissimos, valeu a pena.

Fiaes disse...

Olha Marquinhos, concordo com quase tudo que vc falou. realmente, da terceira em diante, deixaram Jen, Jack, Andie e Audrey de lado, foi um erro grave, pq quando dava historia pra esses personagens, eles rendiam, lembro do ep que Jack contava pro pai que a vida dele era dificil, nem um bjo pra ele era uma coisa normal. pow, fiquei mto sensibilizado com aquela historia, sou completamente diferende dele, mas eu tb tive minhas dificuldades na adolescencia e varias vezes chorava por dentro por n ter essa vida normal. mto tocante mesmo

Michele Willians, n tenho nem o q falar, agora esta tendo toda atencao que merece ter

A Andie foi a mais injustiçada, simplesmente arrancaram ela da vida de Pacey, e olhe q eu sou a favor de Pacey e Joey, mas Andie teve mto destaque, no final(no dvd) corrigem um pouco isso.

eu sou fã incondicional da serie, mas admito q teve falhas, mas como disse, o q mais me marca na serie é que sempre eu via eles com os mesmos sonhos e problemas q eu tinha. e tpo, eles eram cultos porque expressavam o que eu qria expressar, mas n conseguia. essa foi a primeira serie q me fez parar pra refletir. a segunda vc ja sabe ne Marquinhos e depois vou publicar um texto sobre Ever.